LEGISLATIVO CONCEDE TÍTULOS DE CIDADÃO E PROMOVE AUDIÊNCIA SOBRE O CENSO 2022, NA 783ª SESSÃO ORDINÁRIA.

Do(a) ASCOM por JOSIELITON BARBOSA | Publicado em 16/09/2022 às 15:15

À unanimidade, na 783ª sessão ordinária da 18ª Legislatura, realizada nesta sexta-feira (16), os vereadores de Brejo do Cruz aprovaram as propostas de Decreto Legislativo nº 01/2022 ao 04/2022, concedendo títulos de cidadãos brejo-cruzenses.

Os prestigiados são: Simonny Danielly Alves de Freitas, atual Secretária de Educação, natural de Apodi/RN, que teve seu título indicado pelo Vereador Hermes Arruda. O edil também foi o proponente do Decreto que homenageou Moisés Paiva da Rocha Mendes, que tem naturalidade em João Pessoa e é Engenheiro Agrônomo, exercendo suas funções na EMATER local.

Da autoria do Vereador Sebastião Marcos Costa de Sousa – PSB, receberam títulos de cidadãos brejo-cruzenses: Daví Lima Cortez e Júlio César dos Santos Azevedo, ambos servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba, que prestaram serviços na extinta Comarca de Brejo do Cruz. O proponente justificou suas indicações verbalmente, sendo acatada à unanimidade pelos parlamentares.

Em tramitação na Casa Valdemiro Joaquim da Silveira desde fevereiro do corrente ano, aguardando detalhamentos complementares, foi aprovado o PLL nº 02/2022, de procedência do Vereador Geilson Linhares – PSB, que denomina uma UBS de Enfermeira Edinete Lucena Soares, neste município, que segue para sanção do Prefeito Dr. Tales Torricelli.

Após aprovação das matérias, o presidente encerrou a sessão para que acontecesse uma audiência pública com a finalidade esclarecedora em relação ao Censo 2022, que foi presidida pelo Vereador Onaldo Maia - PSB. O intuito era prestar informações para que a população tome conhecimento da importância do Censo, para possibilitar a identificação das necessidades dos munícipes para que, posteriormente, sejam implementadas e executadas políticas públicas em prol do bem comum da coletividade.

Em sua fala, o Prefeito Tales Torricelli – PSB, que se fez presente na audiência, fez questão de tranquilizar a população de que o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, não tem o condão de prejudicar na manutenção e recebimento de benefícios assistenciais ou previdenciários, apelando para que os recenseadores sejam recebidos nas residências com atenção e respeito e que a entrevista seja respondida em sua totalidade de forma correta e sincera. Dr. Tales enfatizou que somente com resultados concretos, obtidos pelo IBGE por meio do Censo, é que se pode investir para uma melhor qualidade de vida dos brejo-cruzenses.

Para realização da audiência pública, o IBGE disponibilizou o comparecimento do Coordenador Operacional do Censo na Paraíba, Sr. Francisco Eugênio do Nascimento Silva, que fez uma explanação técnica quanto à execução do Censo, alertando para o elevado índice de recusa em responder o questionário pelos entrevistas. Além dele também estiveram na Câmara, o Coordanador de Área Obede Veríssimo, o Coordenador de Subárea Tarcísio Ewerton Pereira Oliveira, da Agente Censitária Supervisora (ACS), Aline Alves Rodrigues, e o Agente Censitário Municipal (ACM) Samuel Pereira Cavalcante.

A 783ª sessão ordinária, foi transmitida pelas redes sociais da Câmara e pela rádio Taquarituba FM, e contou com a presença dos Vereadores: Francisco Saraiva Dantas – PL, Geilson Linhares da Cunha Maia - PSB, Hermes Fernandes de Arruda - Presidente, José Dantas de Almeida – PL, Onaldo Fernandes Maia – PSB, Robson Silveira dos Santos – PSB, Sebastião Marcos Costa de Sousa – PSB e Vanderley Mota Pereira - PL. João Fernandes Gomes – PL, esteve presente no início dos trabalhos, mas ausentou-se logo em seguida.

• whatsapp-image-2022-09-16-at-12.jpeg
  • 3.jpeg